Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.

FAQs

O investimento em Private Equity consiste na tomada de participações accionistas no capital de empresas não cotadas em bolsa. Tipicamente é considerada uma operação de Private Equity tanto o investimento em fase inicial de desenvolvimento do negócio, como em fase avançada.

A Explorer Investments realiza operações em fases avançadas de desenvolvimento do negócio. Incluem-se nesta categoria operações de:

  • Buyout – compra de posição de controlo no capital de um negócio maduro, geralmente financiado em parte com dívida (Leveraged Buyout)
  • Expansion capital – financiamento da expansão do negócio da empresa, geralmente realizado através de aumento de capital
  • Replacement capital – aquisição de participação a accionistas existentes

A Explorer Investments encontra-se numa posição privilegiada para criar valor nas empresas em que investe devido essencialmente a 5 factores que a diferenciam dos restantes operadores do mercado português de Private Equity:

  • Independência – ao contrário do que acontece com fundos cativos, nos fundos independentes, como é o caso dos fundos geridos pela Explorer Investments, o único objectivo da sociedade gestora é maximizar o retorno dos investimentos que realiza no capital das suas participadas;
  • Experiência – a Explorer Investments é a sociedade gestora de fundos de Private Equity com mais operações realizadas no mercado português;
  • Track record de sucesso – a Explorer Investments tem um historial ímpar de criação de valor nas empresas do seu portfolio, partindo de uma posição única para gerar valor adicional nos investimentos futuros;
  • Rapidez – o reduzido número de níveis hierárquicos, bem como a relação de longo prazo mantida entre os sócios da Explorer Investments, oferecem uma agilidade e segurança inigualáveis no processo de análise e decisão;
  • Interesses alinhados – o elevado montante comprometido pelos sócios nos fundos Explorer, para além do tradicional esquema de remuneração das sociedades gestoras de fundos de Private Equity, garantem que a Explorer Investments está totalmente dedicada a maximizar o retorno dos investidores dos seus fundos. Adicionalmente, a Explorer Investments garante a motivação das equipas de gestão das suas participadas através de esquemas de remuneração indexados ao retorno do investimento.

A Explorer Investments não procura projectos em que apenas pode oferecer financiamento, mas sim aqueles em que pode contribuir decisivamente para a valorização do activo. A Explorer procura criar valor através da melhoria de práticas operacionais, da optimização da estrutura financeira da empresa, do apoio na definição e implementação da estratégia de crescimento e da definição da solução de desinvestimento que ofereça maior retorno aos accionistas.

Sim. A Explorer Investments é uma empresa portuguesa cujo capital é gerido pelos seus dois sócios fundadores, Rodrigo Guimarães e Elizabeth Rothfield. Adicionalmente, o âmbito geográfico de investimento da Explorer Investments é Portugal e só excepcionalmente Espanha.

A Explorer Investments tanto pode adquirir uma participação minoritária como uma participação maioritária, desde que seja salvaguardada uma influência decisiva na gestão da participada. A Explorer Investments terá sempre pelo menos um representante no conselho de administração da participada.

Para que possa ter uma alocação eficiente dos seus recursos, a Explorer Investments tem um montante mínimo de investimento de 15 milhões de euros de fundos próprios. Com recurso a dívida, o investimento por operação realizado pela Explorer Investments pode atingir os 150 milhões de euros, investindo individualmente, ou exceder significativamente este valor recorrendo a co-investidores.

A duração do investimento varia entre os 3 e os 6 anos, consoante a maturidade do projecto.

A Explorer Investments é um sócio temporário, não devendo os seus investimentos ter uma duração superior a 5 ou 6 anos. O período médio de investimento depende da maturidade do projecto e a data de desinvestimento depende das condições do mercado e da própria empresa. O desinvestimento é geralmente realizado através da venda de 100% do capital da empresa a um investidor estratégico ou financeiro.

O promotor deve submeter um business plan do negócio à Explorer Investments que inclua uma descrição do produto, do projecto que pretende implementar, projecções financeiras e necessidades de financiamento. Poderá contactar a Explorer Investments através do e-mail projectos@explorerinvestments.com ou por correio através da morada Av. Engº Duarte Pacheco, 7, 7ºA, 1070-100 Lisboa, Portugal.